Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

No Habitat de uma Introvertida

Aqui partilho com o mundo tudo o que me inspira e faz parte da minha vida criativa. E se és introvertido/a é provável que aqui te sintas em casa. "I have no special talents. I am only passionately curious." - Albert Einstein

No Habitat de uma Introvertida

Aqui partilho com o mundo tudo o que me inspira e faz parte da minha vida criativa. E se és introvertido/a é provável que aqui te sintas em casa. "I have no special talents. I am only passionately curious." - Albert Einstein

Seg | 17.12.18

O Colete de Forças de Jack London - Uma espera de 23 anos...

Sandra Sequeira

AirBrush_20181217000645-01.jpeg

 

Esperei 23 anos por um livro. 

 

Sim, é uma constatação rara, eu acho!

 

Aos 14 anos, numa das minhas visitas à Biblioteca da minha escola, encontrei este livro: O Colete de Forças de Jack London.

 

Não percebi o porquê de me sentir tão atraída por um livro com uma imagem tão marcada e contrastante, edição dos anos 70...

 

Mas atraíu-me de uma forma inexplicável e inquestionável!

 

Requisitei-o.

 

Lia-o sentada nos passeios da escola, nos "furos" e nos intervalos das aulas... e, enquanto os meus amigos/colegas estavam ali a viver no corpo e consciência da nossa idade, eu sentia-me ir para outra dimensão.

 

Deixei-me levar pelo personagem Darrel Standing, por entre as estrelas... a viver noutros corpos, noutros lugares, em diferentes tempos... aprisionando-me ao mesmo tempo com ele, naquele Colete de Forças, no chão frio da prisão de S. Quintino.

 

E quanto mais lia, mais me evadia... e quando mais me evadia, mais obcecada ficava com aquele livro, que despertou em mim sentimentos e questões surreais (talvez fale do seu conteúdo em algum futuro post).

 

Tive-o em meu poder o máximo de tempo que pude mas, claro que, tive de o devolver.

 

A vida aconteceu entretanto... 

 

Saí da escola, comecei a trabalhar, mudei de trabalho, apaixonei-me, saí de casa, mudei de casa, voltei a mudar de trabalho, voltei a mudar de casa, comprei casa, a morte levou-me pessoas, a vida revelou-me coisas que me transformaram, vendi a casa e vim parar a este pequeno apartamento, onde hoje estou, há mais de um ano e meio.

 

E este livro ficou sempre in the back of my mind. Tanto que, há coisa de um ano, depois de várias pesquisas falhadas, coloquei um post público no meu perfil de Facebook, a questionar se alguém tinha ou sabia onde eu poderia encontrar este livro.

 

Respostas: 0

 

Algum tempo depois, aderi a um grupo fechado de troca e venda de livros no Facebook. 

 

Lá coloquei a foto que tinha conseguido das minhas pesquisas na net e fiz o apelo de que procurava aquele livro. 

 

O primeiro resultado que consegui foi o de quase ser burlada!

 

Uma "xica-esperta" mandou-me mensagem privada a dizer que o tinha. Pedi-lhe a foto e mandou-me uma foto que tinha este e vários outros livros do Jack London... Pediu-me €14.00, mandou-me o NIB e Sandra fez a transferência. Passaram-se dias e nada. Depois diz-me que afinal não me podia enviar o livro... que afinal não o tinha!

 

Bem... Fiquei desiludida e possuída!!!

 

Acabei por descobrir que ela ia para o OLX procurar os livros que andavam à procura, pedia mais dinheiro que o vendedor original, pagava ao vendedor original, recebia da pessoa que procurava o livro o valor acima que pedia e dava a morada dessa pessoa ao vendedor original, para o livro ser entregue à mesma. Só que, às vezes, a coisa não corria bem... Felizmente, que a mim, devolveu-me o dinheiro, porque a "apertei", mas pelo que soube nesse grupo, nem sempre se deu o mesmo desfecho.

 

Ao relatar este episódio mirabolante, no grupo em questão, uma senhora disse-me que tinha o livro que eu procurava! Mas, para contínuo azar meu, não estava, na verdade, interessada em se desfazer dele. Contudo, disse-me que, se eu não o conseguisse encontrar, eventualmente poderíamos voltar a falar...

 

Tendo em conta que, eu até já tinha contactado pessoas online que compraram este livro em leilões e nunca tinha dado em nada... Não fiquei com grandes esperanças. 

 

Entretanto, há dois meses e meio, fui a Lisboa. Pensei que, naquelas livrarias todas, havia alguma de ter este livro!!!

 

Resultados: 0

 

Oh, raio de livro este!!!

 

Já na "santa terrinha", há coisa de um mês, participei numa rede mundial de troca de livros no facebook, em que damos um livro que gostamos a uma pessoa completamente desconhecida e podemos receber mais do que um livro de várias pessoas desconhecidas. Nunca tinha participado em nada assim antes mas, achei a coisa, em teoria, muito interessante.

 

Resultados: Livros enviados a uma desconhecida no Montijo - 1 / Livros recebidos de uma ou mais pessoas desconhecidas - 0

 

Em jeito de brincadeira e ironia, a falar do assunto com uma amiga, ela dizia-me: "Não interessa... Tu fizeste bem... foste "boa pessoa"... "

 

E eu dizia-lhe: "Sabes que as "boas pessoas" lixam-se sempre! ... "

 

Exatamente uma semana depois, a tal senhora que tinha o livro do meu desejo, mandou-me a seguinte mensagem: "Boa noite, Sandra. Muitos e muitos dias depois, resolvi que afinal lhe vendo o livro. Acredito que terá muito valor para si e os livros devem ser amados."

 

Bem... Eu sempre acreditei no karma!...

 

Mas isto foi QUALQUER COISA!!!

 

E foi assim que, no dia 3, deste mês de Dezembro, de 2018, FINALMENTE, O Colete de Forças de Jack London veio novamente ter às minhas mãos e nunca mais terei de me desfazer dele!

 

Esta história toda para dizer que por mais simples ou difícil que seja de alcançar o vosso desejo, não desistam!

 

De um livro... Ou de um sonho.

 

 

Imagem: No Habitat de uma Introvertida

 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.