Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

No Habitat de uma Introvertida

Aqui partilho com o mundo tudo o que me inspira e faz parte da minha vida criativa. E se és introvertido/a é provável que aqui te sintas em casa. "I have no special talents. I am only passionately curious." - Albert Einstein

No Habitat de uma Introvertida

Aqui partilho com o mundo tudo o que me inspira e faz parte da minha vida criativa. E se és introvertido/a é provável que aqui te sintas em casa. "I have no special talents. I am only passionately curious." - Albert Einstein

Seg | 04.02.19

7 Mitos sobre ser Introvertido

Sandra Sequeira

Parque das 7 Fontes.jpg

 

Antes de mais, pessoal ligado na Lua e em Astrologia, lembro que hoje é dia de Lua Nova em Aquário!

 

Começa hoje então um novo ano lunar, por isso, se sentes que já te "espalhaste" nas resoluções de ano novo, tens agora uma second chance de recomeçar como deve ser (faz o teu ritual de Lua Nova, concentrando-te naquilo que mais profundamente desejas manifestar na tua vida, este ano).

 

Entretanto, como já há algum tempo que não partilho nada sobre ser Introvertido, achei que este também seria um bom dia para voltar a isso!

 

E hoje a ideia é desconstruir alguns mitos que giram em torno da nossa tribo introvertida.

 

Mito nº 1 - Os Introvertidos são tímidos

Uns sim, outros não. Uma coisa é timidez, outra é a introversão. Podem viver juntas ou não. Muitos introvertidos apenas não interagem mais porque simplesmente o assunto não lhes interessa minimamente. Ou se a conversa não tiver sido iniciada ainda, poderá ser simplesmente porque estão a ter demasiada atividade dentro da sua própria cabeça para sequer darem o primeiro passo para algum tipo de diálogo fora dela. Ou simplesmente se nós não conhecemos a pessoa, não sentimos ter assunto para dar início a essa conversa e esperamos que seja a outra pessoa a dar o primeiro passo. 

 

Mito nº 2 - Os introvertidos não gostam de falar

Não é bem assim... A questão é que os introvertidos não falam "por falar". Mas se a conversa for do nosso interesse, se o assunto for apaixonante de alguma forma... get ready porque depois ninguém nos cala! A questão é que os introvertidos são um bocadinho ou "tudo ou nada"! Ou o assunto é completamente aborrecido e sentimo-nos desligados, ou é completamente apaixonante e ficamos entusiasmados e sedentos de saber mais sobre. Completamente desligados ou completamente obcecados! Do tipo de fazer diretas a falar sobre o assunto (e eu já fiz algumas...)!!! 

 

Mito nº 3 - Os Introvertidos não gostam de pessoas

Ok, eu confesso que tem dias... que me apetece dizer: ODEIO PESSOAS! Todos ficamos de mau-humor de vez em quando... e há dias em que nos deparamos com pessoas DIFÍCEISSSSSSS... Mas é mais ou menos como com os assuntos... Ou sentimo-nos ligados ou não, mas com quem nos sentimos ligados, gostamos mesmo MUITOOOOOO. Os introvertidos pensam de facto muito nas pessoas que gostam. Contudo, tal como somos reservados, também temos um profundo respeito pelo espaço do outro. Por isso não estamos constantemente "em cima"... 

 

Mito nº 4 - Os Introvertidos gostam de estar sempre sozinhos

Nós realmente gostamos muito de estar sozinhos, mas não gostamos de estar sempre sozinhos! Somos animais sociais, quer isso muitas vezes nos esgote ou não. Recentemente vivo sozinha e podia muito bem aproveitar a estar "fechada em casa" todos os fins-de-semana... mas a verdade é que nós precisamos de interação com pessoas que nos fazem sentir bem e com a Natureza para estarmos em equilíbrio connosco próprios. Eu sempre penso que um dos maiores prazeres de estar neste planeta é pura e simplesmente tomar um café com um(a) amigo(a).

 

Mito nº 5 - Os Introvertidos são "estranhos"

Nós não somos "estranhos"! Apenas gostamos de fazer as coisas de outra forma... entusiasmamo-nos com coisas diferentes... divertimo-nos de outra maneira... funcionamos com base noutros princípios. Que tal abraçarmos a diversidade, em vez de tentarmos encaixar as pessoas todas na mesma "forma"? Talvez a tua tarde de Domingo ideal seja uma grande churrascada e uma cervejolas com umas vinte ou trinta pessoas num parque, talvez a minha seja ler um livro nesse parque (just me, as árvores e os passarinhos...)! You do you, and let me be me, sem julgamentos! 

 

Mito nº 6 - Os Introvertidos não sabem divertir-se

Ok, para alguns ler um livro num parque é a coisa mais aborrecida do mundo. Para mim é um prazer sensorial extraordinário! Porque "a adrenalina de um Introvertido reside no lado de dentro"!!! E nós podemos divertirmo-nos publicamente como qualquer Extrovertido, mas sempre com o nosso núcleo muito concreto... as "nossas pessoas"... com quem nos sentimos ligados. É um facto que somos bastante seletivos com quem soltamos o nosso lado mais goofy. Eu tenho um humor um bocadinho sarcástico e não são todos que "vão à bola" com isso. Eu acho divertido... mas há pessoas que não!

 

Mito nº 7 - Os Introvertidos são "rudes"/"antipáticos"

Talvez os Introvertidos apenas gostassem que as pessoas fossem mais autênticas... Forçar uma conversa ou um sorriso é extremamente exaustivo para um Introvertido quando não é isso que ele verdadeiramente sente. Às vezes sentimo-nos felizes e sorrimos sozinhos, sem razão aparente, e outras vezes está apenas refletido no nosso rosto o desânimo e desencantamento com a vida, que todos os seres humanos sentem nos altos e baixos da jornada. E às vezes, simplesmente, quando nada de "especial" se está a passar a nossa expressão também não é nada de "especial". That´s just it!

 

Espero ter desmistificado alguns preconceitos que recaem sobre a tribo Introvertida e se quiserem acrescentar mais algum mito que achem importante desconstruir, coloquem nos comentários abaixo (eu sei que há muitos mais, mas o post ía transformar-se num pergaminho...)!

 

 

Imagem: No Habitat de uma Introvertida

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.