Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

No Habitat de uma Introvertida

Aqui partilho com o mundo tudo o que me inspira e faz parte da minha vida criativa. E se és introvertido/a é provável que aqui te sintas em casa. "I have no special talents. I am only passionately curious." - Albert Einstein

No Habitat de uma Introvertida

Aqui partilho com o mundo tudo o que me inspira e faz parte da minha vida criativa. E se és introvertido/a é provável que aqui te sintas em casa. "I have no special talents. I am only passionately curious." - Albert Einstein

Seg | 09.04.18

O Alquimista: O Romance mais inspirador de todos os tempos

Sandra Sequeira

 

O Alquimista.jpg

 

Long story short: Este livro inspirou-me a avançar,

de facto, com a partilha deste blog.

(Sim, vai ser inevitável ver livros por aqui.)

 

O Alquimista de Paulo Coelho.

 

Já tinha ouvido falar, desde sempre, deste livro, mas estava longe de imaginar o quanto ele é ESPECIAL!

 

Diz a contracapa: "Este romance mágico de Paulo Coelho inspirou a admiração de leitores em todo o mundo, com uma simplicidade poderosa e uma sabedoria inspiradora, conta a história de Santiago, um pastor andaluz que viaja da sua terra natal para o deserto egípcio, em busca de um tesouro enterrado debaixo das pirâmides. Pelo caminho encontra uma cigana, um homem que se considera a si próprio rei, e um alquimista, cada um dos quais vai ajudar Santiago na sua demanda. O que começa por ser uma jornada em busca de bens materiais acaba por se transformar na descoberta do tesouro que existe em cada um de nós. A história de Santiago, com a sua tremenda riqueza humana, é um testemunho intemporal do poder transformador dos sonhos e da importância de escutarmos o coração."

 

Não sendo propriamente um livro de desenvolvimento pessoal, se estivermos atentos aos conceitos por trás de cada cena descrita, esta narrativa de ficção toca, com muita facilidade e profundidade, a nossa essência, fazendo-nos pensar no nosso percurso e nas nossas escolhas.

 

Faz-nos pensar especialmente no nosso propósito, na nossa "Lenda Pessoal", como diz o autor, Paulo Coelho.

 

Será que estamos a vivê-la? Será que temos coragem de a viver? Quantos talentos... quantos tesouros temos encondidos, bem enterrados, dentro de nós?

 

O Paulo Coelho acredita que todos temos um propósito e sabemos qual é. Podemos não estar a vivê-lo, mas todos o temos e sabemos qual é, mesmo que não o reconheçamos. Eu acredito que assim seja.

 

O problema, muitas vezes, é fecharmos os olhos a todos os sinais que nos aparecem na frente e dentro de nós.

 

Porque há coisas mais "urgentes" a fazer...

 

Há contas para pagar...

 

Há coisas que esperam de nós e seria muito egoísmo da nossa parte não corresponder a todas essas expectativas...

 

Há...

 

NÃO.

 

Não há coisas mais urgentes a fazer.

 

O mais urgente é VIVER!!!

 

Porque já estamos numa corrida para o fim, embora estejamos "iludidos" que temos ainda tempo para tudo.

 

Amanhã eu faço. Amanhã eu penso se vale a pena fazer... Amanhã... PODE SER TARDE!

 

Talvez nem dê tempo de lerem este texto todo... FAÇAM JÁ!!!

 

...

 

...

 

...

 

Continuam por aqui?... Ok. Pode ser que já estejam a fazê-lo... e isso é muito, MUITO BOM!

 

Mas se não estão, eu sei porque hesitam (como eu também hesito)...

 

Muitos de nós temos uma curiosidade, uma sede de saber que parece não caber num propósito apenas... Não nos agarramos a nada, mas tudo nos apaixona. Não temos só uma paixão... temos muitas paixões! Como um pássaro que não sabe ser feliz num só lugar e viaja, por toda a Terra, a vida inteira, sempre ao sabor da inspiração, à procura de algo que não tem nome... (chamam-nos de "Espírito Livre").

 

Também acho que, neste momento, com a globalização, as redes sociais, etc. o problema é pensarmos que o nosso propósito não é importante o suficiente. Afinal existem tantas pessoas a fazerem coisas incríveis (really; com tantos blogues com uma qualidade fantástica e, no entanto, vocês estão aqui aqui, a passar estes preciosos minutos do vosso dia)...

 

Com o bombardeamento de informação que hoje temos, é impossível não acabarmos por fazer comparações. Nesse aspecto, as redes sociais fazem um excelente trabalho a "lavar-nos" o cérebro (sujá-lo, entenda-se...).

 

Então, para quê tentar se já foi feito? Para quê tentar se não é inovador? Para quê tentar se sabemos que não vai ser "melhor" do que o que já foi feito?

 

Tudo falsas questões!!!

 

Não tem de ser a melhor coisa já feita. Não tem de ser um propósito que vá mudar o mundo; raios, não tem sequer de ser conhecido!

 

Uma árvore no meio da floresta, pode nunca vir a ser fotografada, ou sequer vista por humanos... mas tem um papel fundamental nessa floresta e no ar que respiramos. Pode inclusive ser abrigo de pássaros e insectos!

 

Nós nunca sabemos o real impacto que temos no mundo, mas ele acontece. De uma maneira ou de outra, mesmo de maneira subtil, ele acontece (In a gentle way you can change the world - Mahatma Gandhi).

 

Não somos tão importantes como pensamos, nem o contrário! Somos a medida certa na imensidão das nossas imperfeições.

 

Temos que ter mais fé em nós próprios. Temos que acreditar mais na história que trazemos no coração do que na história que nos querem "vender" em prol da "estabilidade"...

 

Sabem o que a estabilidade e um unicórnio têm em comum?... Sim, isso mesmo que estão a pensar (they are not real!!!).

 

Este livro é de uma leitura cativante. Simples. Emotivo. Tem apenas 190 páginas e é de fácil leitura para qualquer pessoa, contudo, tem grandes mensagens, se estivermos atentos.

 

É um pequeno baú cheio de tesouros. Acreditem!!!

 

Como curiosidade, Paulo Coelho escreveu O Alquimista em duas semanas e o livro não vendia quando foi inicialmente publicado, em 1988. Parece mentira, mas é verdade! O livro que é hoje um dos mais vendidos do mundo, tendo sido traduzido/publicado já em 70 línguas!!!

 

Podem ver a entrevista que a Oprah Winfrey fez ao autor, nas suas Conversas Super Soul, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iWXvxcbr24g&feature=share (1ª parte) e aqui: https://www.youtube.com/watch?v=S6zgkxsUXuI&feature=share (2ª parte).

 

Quem já leu, diga nos comentários abaixo o que acharam :)

 

Quem não leu... agarre uma cópia! Fica aqui o link de onde veio o meu: https://www.wook.pt/livro/o-alquimista-paulo-coelho/14662983

 

Se não conseguirem esta edição especial comemorativa dos 25 anos do livro (a capa desta edição de 2013 é lindíssima), aqui fica a alternativa: https://www.wook.pt/livro/o-alquimista-paulo-coelho/80681 

 

Boa leitura! ;)

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.