Ultravioleta - A cor do ano 2018
Depois de alguns posts mais "pesados", com realidades preto no branco, sinto que tenho de começar este mês de Maio com alguma cor...
Já imaginaram o que seria do mundo sem cor?...
Cor é VIDA!!! Atrai-nos ou repele-nos e cria sensações diferentes em cada um de nós...
Para mim, o cenário de cor mais bonito à face da Terra é o Pôr do Sol.
Outros dois cenários que ainda não tive a felicidade de ver ao vivo, mas que me fascina a ideia de um dia poder vir a disfrutar, são: uma grande praia de areia branca, com mar cristalino de cor turquesa (e uns quantos coqueiros espalhados pela praia, aqui e ali);
e um grande campo cheio de flores de lavandas (some day I will...).
Este último cenário faz-me pensar na Cor deste ano de 2018 (acho muito interessante esta coisa de definirem uma cor tendência para cada ano)...
E quem, ou o quê, dita A Cor de cada ano (perguntam-me vocês)? É a PANTONE.
... E o que é a PANTONE?...
A Pantone Inc. é uma empresa criada nos anos 60, nos Estados Unidos, e é mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores, muito utilizado na indústria gráfica. Este sistema atribui às cores códigos específicos, tornando fácil e, acima de tudo, fiável a identificação e utilização de uma cor específica em qualquer parte do mundo.
Baseada em pesquisas de acontecimentos e situações que tendem a influenciar os comportamentos, a empresa elege a Cor do Ano. A cor elegida pela Pantone é depois a inspiração mundial para a moda, decoração e design.
A cor deste ano de 2018 foi anunciada em Dezembro passado e (portanto, já não é novidade, mas apeteceu-me falar nisto, talvez porque o meu cérebro orientado para as artes reage muito a estas coisas das cores) é a Ultra Violet (código 18-3838).
Curiosamente, é uma das minhas cores preferidas visualmente, mas não me inclino nada a usá-la quer no vestuário, quer em maquilhagem (talvez este ano devesse sair um pouco mais da minha zona de conforto... ou não!)... Mas na decoração já usei muito!
É a cor por excelência da espiritualidade, originalidade, criatividade... Será por acaso que foi este ano que tive a coragem de criar e partilhar este blog?... Mistério!!!
Outra coisa interessante é que eu andava com este post mais ou menos preparado já no fim-de-semana passado (para ser lançado hoje), mas estava com dúvidas se devia ir para a frente ou não com ele, já que sai um pouco do registo que segui no mês de Abril (maniazinha de nos acomodarmos à nossa zona de conforto)...
Vai daí, na segunda-feira fui beber um chá a casa de uma amiga e ela tinha um grande e lindo anel desta cor!
Já mais tarde, em casa, vi que um amigo tinha colocado na sua página de facebook a imagem do album In Utero dos Nirvana, nesta cor (só com um smile na descrição...)!!!
Bem, se isto não são sinais!!!...
E um claro lembrete que não devo ter reservas e abraçar com convicção cada tema, por mais banal que seja, e just have fun no processo da minha vida criativa!...
(Obrigada Rosa Aguiar e Pedro Almeida pelos "sinais"!)
Fica aqui o significado da cor pela Pantone:
"Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora.
O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.
Púrpuras enigmáticos também tem sido por muito tempo simbólicos de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico.
Ícones da música, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop ocidental, como expressões pessoais da sua individualidade.
Expressa em nuances e carregadas de emoção, a profunda PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas.
Historicamente sempre houve uma qualidade mística e espiritual relacionada ao Ultra Violet.
Esta cor sempre foi associada a práticas de expansão da consciência, oferecendo uma base mais elevada para aqueles que buscam refúgio deste mundo super estimulado.
O uso de iluminação em cores violetas e roxas em espaços de meditação e outros locais de encontro, energizam as comunidades que se reúnem ali e inspiram a conexão."
Os meus Ultravioleta do momento... :)
Quem se identifica com esta cor?... Quem detesta?...
Acusem-se nos comentários abaixo! :)
Imagens: Pinterest, Pixabay e No Habitat de uma Introvertida